Desenho PassaporteIndependente do meio de transporte, viagens de longa distância necessitam de um cuidado e preparação maior. Esses cuidados são ainda mais necessários se for para fora do país, e ainda mais se for sua primeira viagem. Rever a documentação, arrumar a mala com uma antecedência maior, pesquisar como será o lugar de destino são todos os cuidados necessários em qualquer viagem, mas se fazem mais necessárias nas  internacionais.

A preparação começa logo na escolha de seu destino. Qual país e em que época você fará a viagem serão determinantes para o sucesso do passageiro. Se você não gosta de frio, além de evitar países ou regiões geladas, evite também visitar lugares tropicais em épocas em que os mesmos estão no período de chuvas. Depois de escolhido, esse lugar deve ser estudado, pois a internet possibilita que esses lugares sejam conhecidos a distância e o viajante poderá pesquisar restaurantes, e locais interessantes para visitar. Por exemplo, numa viagem internacional para Roma, é possível escolher visitar o Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo moderno e assim por diante.

Na hora de arrumar a mala, procure levar roupas que condizem com as condições do local onde você irá. Separe uma roupa confortável, mas apresentável para não ter contratempos na imigração. Não se esqueça de deixar suas informações na mala para que seja fácil identificar o dono, além de dar possibilidade de recuperá-la caso haja um extravio.

Na hora de escolher o que vai na bagagem de mão, procure colocar itens realmente necessários, para não ficar com uma mala muito pesada e difícil de carregar. Também é recomendado que objetos frágeis, de valor, como joias ou seu computador pessoal, fiquem nessa bagagem. Despachar a mala com esse itens podem fazer com que quebrem ou, ainda, em alguma situação oportuna, alguém os furte. Também é bom levar remédios na bagagem de mão.

Outro objeto que deve ser alvo de atenções sãos documentos. Sempre deixa-los de fácil acesso, mas sempre protegidos. Junto aos documentos, geralmente, está o dinheiro. Portanto, procure achar um lugar acessível e seguro para guardar tais itens. Isso evita um possível roubo no aeroporto ou na hora em que se descansa, durante uma viagem. Uma dica interessante é saber qual é o tipo de tomada e a carga de energia usada como padrão no país onde você irá, para que você leve adaptadores necessários, tanto para carregar a bateria do seu computador pessoal, quanto para os celulares e câmeras digitais.

A chegada ao aeroporto, rodoviária, porto ou qualquer que seja o ponto de partida para sua viagem, deve ser bem antes do horário marcado para a partida. Isso evita que contratempos, como engarrafamentos, dificuldade de chegar ao local, possam acarretar na perda da viagem.

Uma viagem para o exterior costuma exigir uma documentação maior do que as viagens para território nacional. Alguns documentos que precisam estar sempre prontos para serem mostrados na viagem são o visto (com validade), passaporte, autorização para sair do país, vacinas a serem tomadas, dentre outros. A lista de documentação necessária depende do local de destino.

Procure descansar nas vésperas da viagem. Especialmente pessoas que não têm facilidade de dormir durante a viagem. Na saída, certifique-se que está levando números úteis como o telefone da seguradora que fez o seguro da viagem, o hotel onde vai se hospedar, da companhia aérea e de familiares.

Depois da chegada, curta a viagem. Lembre-se de não se privar dos costumes, culinária e idioma do local visitado, pois essa é a parte enriquecedora do passeio.