O ônibus foi o primeiro meio de transporte público. Seu nome já remete à sua função, "omnibus", como foi chamado no seu início, e significa “para todos”. Nasceu na França, em Nantes, no ano de 1826. A ideia da criação de um veículo com dimensões tão superiores a veículos convencionais partiu de um oficial do exercito francês, Stanislav Baudry. Ele queria criar um transporte que servisse de ligação entre sua propriedade, muito visitada pelo fato de oferecer de banhos públicos e o centro da cidade.
De lá para cá, o ônibus continuou sendo um transporte público amplamente usado. Ainda hoje, é um dos veículos públicos mais utilizados pela população. Tanto o número de pessoas que usa o ônibus cresceu, que esse transporte passou a ser usado em viagens com distâncias bem maiores que as percorridas por dentro da cidade. As construções de novas estradas deixam, hoje, a viagem de ônibus viável e num período de tempo razoável, dependendo da sua distancia. Hoje a viagem de ônibus é, em alguns casos, a opção de melhor custo-benefício.
Para quem vai fazer a primeira viagem, o primeiro conselho é comprar a passagem com antecedência para poder escolher o número da poltrona. Se for possível sentar “na janela”, existe a possibilidade de olhar a paisagem; é uma forma de distração. Se não for possível sentar do lado dela, uma boa leitura, palavras cruzadas, ou um som MP4 serve de passatempo até que se chegue ao destino.
Se possível, faça um check-up antes da viagem, para que não se corra o risco de uma complicação de saúde durante o período que estiver longe de casa. Outra medida interessante é pesquisar as vacinas obrigatórias exigidas pelo local de destino do seu passeio.
Para que a viagem seja confortável, procure ir com roupas leves e práticas. O uso de sandálias soltas pode fazer com que você a perca na hora de dormir; por isso, é aconselhável usar tênis e, no caso das mulheres, sandálias ou sapatilhas. Levar remédios para problemas como dor de cabeça, dor de barriga ou enjoo é necessário, para não passar a viagem inteira com algum dos problemas citados. São entraves relativamente pequenos, mas que incomodam durante esse tipo de viagem.
Em relação à dicas de alimentação, os ônibus costumam ser um tipo de transporte que dá a possibilidade aos passageiros de levar lanches para satisfazer pessoas que costumam sentir fome em períodos curtos de tempo. Esses lanches são apenas “distrações” para o estômago, portanto não se pode consumir nada muito pesado para evitar problemas estomacais. Se, no período da viagem, estiver no horário do almoço ou janta, o ônibus fará uma parada para que os passageiros se alimentem num restaurante previamente programado. Nessas ocasiões também evite refeições pesadas, especialmente no almoço, pois está num período de temperaturas mais altas, logo há mais riscos de má digestão. Cumprir os horários estipulados pelo ônibus é muito importante, tanto para não causar atrasos como para não correr o risco de ser deixado para trás (uma possibilidade pequena, mas que existe).
Nas paradas para alimentação também é possível aproveitar o tempo para ir ao banheiro e “tomar um ar”. Os cuidados com a higiene, em lugares como esses restaurantes de viagem, são extremamente pertinentes. Esses locais possuem alto número de visitação diária e costumam não estar nas condições ideais. Portante o cuidado com a higienização das mãos, os cuidados com seus objetos pessoais como escova de dente e ter sempre um papel higiênico reserva, para caso de não ter no local, são cuidados importantes.
A boa convivência com os seus companheiros de viagem também é um fator importante para que a viagem siga tranquila. Abrir a janela em algumas situações pode incomodar o passageiro de trás. entretanto, se achar necessário abrir a sua janela, pergunte se é possível aos demais passageiros. Lembre-se também lembrar de não usar aparelhos de som que não tenham fones de ouvido.
A saída costuma ser um pouco tumultuada, portanto tenha paciência e haja com educação. Quando sair do ônibus, vá direto buscar suas malas. Algumas empresas dão algum papel com um número para identificação das malas. Se for esse o caso guarde muito bem o papel e apresente na hora de retirar a mala do bagageiro do ônibus.