Historicamente o ser humano tem mostrado o seu alto poder de adaptação. Segundo Martin Luther King “aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos”.
Deixando a parte moral da frase de lado, com nossa inteligência, conseguimos ir além das fronteiras de nosso corpo. Por nossa inteligência, podemos viajar grandes distâncias, voando como os pássaros fazem, ou nadando como os peixes.
Por outro lado o homem também mostra, ao longo de sua história, que ele costuma temer o desconhecido. É quase um instinto sentir medo daquilo que não conhecemos.
Sendo assim, os avanços tecnológicos nos deram a oportunidade de viajar, percorrer grandes distâncias, chegar a lugares distintos, conhecer novos rumos. Mas, então sentimos o medo do desconhecido rumo que tomaremos. Esse sentimento geralmente é o que predomina na primeira viagem, pois afinal, na segunda, você já tem uma ideia do que esperar.
De fato, como é a primeira vez que se executa algo como viajar, são necessários alguns cuidados, para que tudo corra bem, sem contratempos e para que essa experiência possa ser lembrada como uma recordação feliz e não uma memória triste. Esses cuidados podem variar de acordo com o meio de transporte escolhido para se fazer a viagem. Varia também com a distância do passeio, do lugar de destino e de muitas outras coisas.
Apesar de alguns temores que passam na cabeça de vários viajantes de primeira ida, como “e se eu perder meu avião?”, “e se eu me perder?”, viajar, hoje em dia, é uma atividade normal e muitas vezes necessária. A globalização necessariamente passa pela necessidade de, em alguns casos, estar em lugares distantes e o modo para chegar a esses locais são as viagens.
Algumas dicas de turismo como, por exemplo, levar alguma leitura ou aparelho eletrônico para servir de distração durante a viagem, levar alguns remédios dos quais você já sabe que não tem reações adversas, para tomar durante a viagem. Confira dicas que podem fazer toda a diferença para o sucesso ou não da viagem.
Portanto, prepare suas malas, escolha um destino que lhe agrade e curta essa experiência única, que é a sua primeira viagem.
* A primeira viagem do homem na Lua começou no dia 21 de dezembro de 1968. A viagem durou seis dias e foi a primeira experiência humana fora do planeta Terra. A viagem fez parte da missão Apollo 8.
* A primeira viagem à Lua que resultasse num passo, foi feita em 1969, no dia 20 de julho. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar nela.
* A primeira viagem de avião foi feita pelo brasileiro Santos Dumont, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. O avião era o “14-bis”
* O nome “14- bis” vem do fato do avião funcionar em parceria com um balão 14. Esse balão foi usado em mais de um voo; portanto, Santos Dumont colocou “14 bis” para representar “14 de novo”
* O Titanic afundou em sua primeira viagem, na década de 90 . O naufrágio aconteceu em 15 de abril de 1912.
* A primeira viagem espacial foi feita em 12 de abril de 1961. Yuri Alexeyevich Gagarin foi o primeiro homem a ir ao espaço.
* A primeira viagem, com intuito turístico, de um navio do Prinzessin Victoria Louise. O navio tinha 124 metros de comprimento e 16 de largura.
* O líder nazista, que impulsionou a primeira guerra e a segunda guerra mundiais, foi um dos propulsores da esquadra na área dos cruzeiros. Nos anos 30, Hitler oferecia pacotes de viagem de navios aos trabalhadores alemães. Sendo assim, o ramo dos cruzeiros teve como grande apoiador o Partido Nazista.
* Allure of the Seas é o maior navio do mundo e tem capacidade de carregar até 6360 passageiros. O Allure of the Seas é apenas 50 centímetros maior que Oasis of the Seas, segundo maior navio do mundo.
* O maior avião para transportar passageiros é o Airbus A380, conhecido como superjumbo.
* O maior ônibus do mundo tem 26, 8 metros de comprimento. O gigante se chama B12M e tem capacidade de carregar até 270 pessoas.
* O primeiro ser vivo a ir ao espaço foi uma cadela, chamada Laika. Estava a bordo do Sputnik 2, um satélite que partiu da Terra, com a cadelinha Laika a bordo, no dia 3 de novembro de 1957. Na viagem, por complicações térmicas, Laika morreu.