Um transporte rápido e que está ficando cada vez mais acessível é o avião. São milhares de voos todos os dias. O número de viagens tem crescido pelo fato dos preços de passagem aéreas não estarem caras como em outros tempos. Mais pessoas viajando gera um valor menor a ser pago pelos passageiros, no caso das tais viagens aéreas. Além disso, durante todo o ano, são feitas promoções que podem deixar muito em conta uma viagem, se marcada e comprada com uma antecedência razoável.
Como reflexo da popularização desse meio de transporte, pessoas de todas as idades estão tendo a oportunidade de fazer sua primeira viagem de avião. E, como toda primeira vez é inesquecível, é importante tomar alguns cuidados para que a lembrança dessa experiência não seja de frustração ou aborrecimentos.
A preparação começa com a arrumação da mala. A quantidade de roupa e o tipo a ser colocado na bagagem variam de acordo com o período de estadia e também do local a ser visitado. Além dos itens pessoais, outra peça que é imprescindível é uma roupa confortável para vestir na ocasião da viagem, a qual deve também ser capaz de agasalhar e esquentar durante a viagem, pois todo avião é frio, portanto é necessário se proteger.
Procure colocar algo em sua mala que sirva para fácil identificação da mesma, fitas coloridas ou coisas do tipo. Isso ajuda a identificá-las de forma mais fácil na esteira. Outra dica importante é sempre deixar seus dados pessoais visíveis como nome, telefone e endereço, visíveis em alguma parte da bagagem. Essas informações serão muito úteis no caso de um extravio ou algum incidente que faça sua mala tomar rumos “indesejáveis”.
É recomendável chegar por volta de uma hora antes do voo. Esse tempo extra servirá para que o passageiro localize os postos de atendimento, ir adiantando o processo de despachar as malas e buscar informações do check-in. Além dele, em outras oportunidades será necessário se identificar com os seus documentos. Portanto, mantenha esses documentos, tais como CPF, RG e os papéis que são dados aos passageiros no check-in. Portanto, mantenha-os sempre a mão e com segurança.
O check-in é um processo de verificação, quando o passageiro se apresenta com seus documentos, além de despachar malas e identificar a bagagem de mão que serão levadas na viagem. No check-in é emitido o cartão de embarque que será usada para o embarque no avião, portanto é preciso guardá-lo com atenção.
O próximo passo depois do check-in é ir para a salão de embarque. É uma sala separada onde os passageiros esperam para poder embarcar no avião. Nessas salas, nem sempre há cadeiras para todo mundo, portanto, uma palavra cruzada ou uma leitura já pode ser usada nesse “estágio” da viagem.
Ao sinal da voz anunciando seu voo (se possível, decorar o número do voo: será importante para não errar o caminho ou o portão de embarque) os passageiros se encaminham para uma espécie de passarela que levará ao seu avião. Nesse ponto há um comissário de voo que dá as instruções para se sentar no lugar devido.
Já na sua devida poltrona, guarde a bagagem no espaço reservado para ela, mas permaneça com seus documentos e objetos por perto, aqueles que você achar necessário usar durante a viagem por perto (em bolsos, mochila ou coisas parecidas).
Durante a viagem também existem dicas para que o período que você passará seja confortável. Leve uma boa leitura para se entreter. Leve também alguma camisa extra e macia para que possa servir de cobertor ou travesseiro caso você precise (algumas empresas fornecem esse tipo de material para os passageiros). Nem todas as pessoas se sentem confortáveis de conversar no avião; portanto, usar o bom senso para saber quando começar e parar uma conversa é muito importante. Além disso, como em qualquer outro lugar, não é aconselhável dar muitos detalhes de onde você vai, onde vai se hospedar e outros detalhes por medidas de segurança.
No quesito alimentação, uma dica é levar algum lanche ou fruta para consumir no avião, mas lanches leves para não causar mal-estar na viagem. Em baixa pressão (como a que está presente dentro do avião) os efeitos de alguma bebida alcoólica são duplicados; portanto, é melhor evitar algo que tenha álcool. Na chegada ao destino é hora de pegar novamente sua mala. A espera em frente à esteira para ver sua bagagem pode ser demorada. Muito cuidado ao pegar uma mala e realmente conferir se é, de fato, a sua.
Alguns itens que podem deixar a sua viagem menos cansativa. Veja alguns:
* Chiclete - Para a hora da decolagem. Ajuda a evitar dor de ouvido na decolagem ou na aterrissagem, devido à brusca mudança de pressão.
* Óculos de Sol - Ajuda na hora de dormir e disfarçar inchaços quando acordar.
* Lanche ou fruta - Caso aconteça uma “fome repentina”. Também porque as refeições servidas nos aviões têm diminuído. É sempre importante lembrar que esse lanche deve ser leve.
* Leitura - Ou qualquer coisa que sirva para entreter na viagem.