Para pequenas e médias distâncias, viajar de carro é uma agradável opção. Dá a possibilidade de fazer as paradas a seu gosto, escolher o ritmo e o caminho que for mais conveniente, pode ser um hotel fazenda, uma pousada ou para qualquer lugar. Também tem as desvantagens de não ser um espaço de tempo em que você descanse, o trânsito nas estradas, que exige mais atenção dos motoristas, além dos custos com gasolina, hospedagem e comida. Por isso, pense bem antes de assumir a responsabilidade de guiar um carro até uma cidade, estado ou país.
Para você que vai pela primeira vez de carro sozinho, lembre-se que é sempre recomendável que a primeira viagem seja com acompanhantes, para poder ajudar em alguma complicação. A primeira dica é a mais importante: usar do bom senso. Não ir além dos limites no número de horas seguidas no volante, dirigir com cautela e com responsabilidade para evitar acidente é algo que já deve estar definido antes mesmo da saída.
O tamanho da bagagem e a quantidade de roupas que utilizará deve levar em consideração a duração da viagem e também o espaço do carro para levar pôr as malas.
Cuidados com o automóvel antes de começar a viagem também são de máxima importância. Fazer uma revisão nos pneus, no freio, nas setas, nos cintos de segurança e em outras partes do carro são importantes para, se exigidos, as partes de mais importância no desenvolvimento do carro funcionem como o esperado.
Se é a sua primeira vez, provavelmente não se sabe exatamente o caminho até onde se quer chegar. Portanto, pergunte às pessoas com mais experiência nas estradas o quais são melhores caminhos. Procure também mapas, para ter uma noção melhor de para onde se vai e como chegar lá. Se, durante a viagem, ocorre algum imprevisto e você se perder, a melhor coisa a se fazer é parar na cidade mais próxima e colher informações para o prosseguimento do passeio.
Durante esse período, os cuidados a serem tomados são basicamente os mesmos de quando se dirige na cidade. Sempre dar preferência por fazer a viagem de dia pra mais segurança e antes de sair, já planejar as paradas e, ser for o caso, reservar um local para passar a noite. Cuidado sempre com o nível de gasolina, para não ficar na “reserva” num local em que não haja um posto de gasolina próximo. Outro cuidado super importante é sempre usar o cinto de segurança. O motorista e todos os passageiros devem usa-lo, pois seu uso salva vidas.
Na pista, mantenha sempre uma distância de segurança do carro da frente e mantenha uma velocidade compatível com o que é solicitado na via, ir par ao acostamento somente em real necessidade e evitar ultrapassagens perigosas. Especialmente em pistas de “mão dupla” onde não é proibido ultrapassagem. Caso a viagem tenha que ocorrer no período noturno, lembre-se de usar sempre os faróis. No caso de um acidente, sinalizar com muita clareza antes do local do acidente, com galhos e o próprio triangulo.