Meios de Transporte








Transporte de carga
caminhaoO transporte de cargas é muito importante para  a movimentação da economia mundial. As boas empresas precisam investir em uma logística eficiente para atender às demandas do mercado global. As diversas formas de transportar produtos e serviços para melhor atender ao consumidor podem despertar a competitividade, mantendo a economia em movimento.

A globalização facilitou muito esse processo. Com a constante queda das fronteiras no mundo, os transportes de mercadorias tiveram que ficar mais rápidos, eficientes e baratos. O transporte a ser usado tem que atender à necessidade do consumidor, superar a distância e utilizar o meio mais conveniente.

No transporte de mercadoria, podem-se usar os transportes básicos: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário. O rodoviário é o mais utilizado no Brasil, há mais facilidade de se chegar a maior parte do território nacional; porém, enfrentam-se ainda problemas como falta de conservação da infraestrutura (estradas esburacadas, placas de sinalização depredadas, etc.) e  segurança precária. Fatores que determinam a demora nos prazos e até mesmo encarecem o frete.

As ferrovias são pouco utilizadas, principalmente porque não há muitas, e as poucas que existem são velhas. Elas são utilizadas para transportar grandes cargas, como grãos, combustíveis e  minérios, já que os custos com ele são muito mais altos.

O transporte hidroviário, por sua vez, tem capacidade superior à da maioria. Pode atravessar o oceano carregando produtos em navios cargueiros, que o avião não é capaz de levar. Além disso, é possível abastecer lugares mais isolados através de barco, onde não se poderia chegar por outros meios.

avi%C3%A3o%20de%20cargaOs aviões são os grandes facilitadores do comércio internacional. Nos últimos anos os custos não têm sido muito altos: a velocidade com que trabalha agiliza o comércio, aumenta a competitividade e facilita a circulação das mercadorias.