logo-meios-de-transporte.png












Transporte de Carga
Caminhão Carga Estrada
 
O transporte de cargas é muito importante para a movimentação da economia mundial. As boas empresas precisam investir em uma logística eficiente para atender às demandas do mercado global. As diversas formas de transportar produtos e serviços para melhor atender ao consumidor podem despertar a competitividade, mantendo a economia em movimento.

A globalização facilitou muito esse processo. Com a constante queda das fronteiras no mundo, os transportes de mercadorias tiveram que ficar mais rápidos, eficientes e baratos. O transporte a ser usado tem que atender à necessidade do consumidor, superar a distância e utilizar o meio mais conveniente.

No transporte de mercadoria, podem-se usar os transportes básicos: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário. O rodoviário é o mais utilizado no Brasil, há mais facilidade de se chegar a maior parte do território nacional; porém, enfrentam-se ainda problemas como falta de conservação da infraestrutura (estradas esburacadas, placas de sinalização depredadas, etc.) e  segurança precária. Fatores que determinam a demora nos prazos e até mesmo encarecem o frete.

As ferrovias são pouco utilizadas, principalmente porque não há muitas, e as poucas que existem são velhas. Elas são utilizadas para transportar grandes cargas, como grãos, combustíveis e  minérios, já que os custos com ele são muito mais altos.

O transporte hidroviário
Avião Carga, por sua vez, tem capacidade superior à da maioria. Pode atravessar o oceano carregando produtos em navios cargueiros, que o avião não é capaz de levar. Além disso, é possível abastecer lugares mais isolados através de barco, onde não se poderia chegar por outros meios.

Os aviões são os grandes facilitadores do comércio internacional. Nos últimos anos, os custos não têm sido muito altos: a velocidade com que trabalha agiliza o comércio, aumenta a competitividade e facilita a circulação das mercadorias.
 
 
 
 

Transporte Alternativo <<-- Transporte de Carga -->> Transporte Espacial